window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/gilpereiramg-br.informativomineiro.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.8.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

PL que declara Catopê patrimônio pronto para 2º turno na Assembleia

Compartilhe!
Estamos no Google News

“Importante conquista para a cultura popular mineira, especialmente de Montes Claros e do Norte de Minas”, ressaltou Gil Pereira

A Assembleia Legislativa (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (24/04/24), em 1º turno de votação, o Projeto de Lei (PL) 3.253/2021, de autoria do deputado Gil Pereira, que declara patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado a dança folclórica Catopê.

O texto aprovado reconhece também, como de relevante interesse cultural do Estado, os grupos tradicionais de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Minas Gerais. O PL ará por votação em 2º turno no Plenário para posterior sanção do governador do Estado.

“Há quase dois séculos (182 anos), esta bonita e emocionante manifestação cultural popular vem estabelecendo relações entre história, religiosidade, música, performance e dança, por meio das Festas de Agosto, em Montes Claros, preservando nossas raízes”, destacou o deputado Gil Pereira, em justificativa à sua proposição.

Gongado mineiro

“Estabelecemos, ainda, o reconhecimento aos grupos tradicionais de Catopês (influências africanas), Marujos (tradições portuguesas e espanholas) e Caboclinhos (referências aos indígenas brasileiros), que compõem a riqueza e autenticidade do congado mineiro”, detalhou Gil Pereira.

“Herança coletiva essencial, essas manifestações culturais, representadas pelos grupos que desfilam com seus trajes, fitas, penas, cocares coloridos e ritmos, contribuem para a perpetuar os nossos costumes e crenças, além de enriquecer a diversidade da cultura nacional”, completou o parlamentar.

Herança coletiva essencial, essas manifestações culturais, representadas pelos grupos que desfilam com seus trajes, fitas, penas, cocares coloridos e ritmos, contribuem para a perpetuar costumes e crenças em Minas Gerais, além de enriquecer a diversidade da cultura nacional

Festas de Agosto

“Momento que resgata a memória e, de forma expressiva, os costumes que fazem parte da tradição de Montes Claros e da região. Belo espetáculo artístico das mais puras manifestações culturais, o colorido das fitas enfeita as ruas para receber os Ternos do Congado, com seu bailado cadenciado e batuque marcante, que arrastam milhares de participantes. Fruto do encontro do catolicismo popular com rituais de tradição africana, indígena e portuguesa, devoção e homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e ao Divino Espírito Santo”.

“É uma importante representação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro. Homens, mulheres e crianças participam das encenações, danças e do manuseio de instrumentos musicais. Aliados aos marujos e caboclinhos, os catopês compõem o contexto das Festas de Agosto, em Montes Claros”, resume a justificação parlamentar.

“Há quase dois séculos (182 anos), esta bonita e emocionante manifestação cultural popular vem estabelecendo relações entre história, religiosidade, música, performance e dança, por meio das Festas de Agosto, em Montes Claros”, destacou o deputado Gil Pereira
Gostou do Conteúdo?
Comente e compartilhe!